terça-feira, 25 de novembro de 2008

Diário de bordo de 25 de Novembro

No dia de hoje dividimos a aula em duas partes. A aula começou à 13h:30 e até às 15h:15 continuamos o trabalho de fotografar o material de Etnografia, onde fotografamos objectos como conchas de madeira (bojagó), uma espécie de contador de madeira, lanças de madeira um terço (colar de contas) também em madeira entre outros objectos.
Na segunda parte da aula até ao final, tivemos uma actividade fora do habitual plano de tarefas. Foi organizada uma pequena palestra entre algumas turmas do 10ºano de Artes e a nossa turma do12ºano 5 e o Arquitecto Bernardo Tavora, responsável pelo novo projecto de reconstrução da escola. Deu-nos a conhecer todos os projectos e todo o processo desenvolvido desde o inicio da obra que só estará prevista acabar em 2015.
Ficamos a saber que a escola está, dentro do possível, em boas condições e que aguenta mais 100 anos nao sendo necessário destrui-la totalmente. Com a colaboração da Faculdade de Engenharia do Porto foram feitos estudos e o levantamento da questão construtiva da escola e das condições em que se encontra para depois proceder aos novos projectos de construção.
No novo projecto da escola estão inseridos parâmetros tais como o conforto da escola para os alunos e docentes e uma organização a nível de distanciamento entre as várias áreas de administração, a cantina e o bar, as salas de aula, os espaços desportivos e todos os restantes espaços de lazer, de modo que todos esses espaços estejam organizados para melhor servir todos os que nela trabalham e estudam e também para permitir outro tipo de actividades na escola abertas ao público.
No fim da apresentação sobre os projectos da nova escola foram feitas algumas questões ao senhor arquitecto, uma das quais foi feita pelo nosso grupo onde perguntamos qual seria o projecto para preservar o vasto património da escola tendo o senhor arquitecto respondido que irão ser criadas duas estruturas onde se possa mostrar de qualquer forma toda a memória da escola e nao apenas um espaço fechado onde estejam "guardados" os objectos, mas também um lugar que seja aberto ao público e onde o material esteja constantemente em mudança para ser exposto e apreciado por todos.

Aqui estao algumas fotografias que tiramos.





Terço de madeira

Lanças de madeira

Contador de madeira


Concha de madeira como diz em baixo

O grupo: Daniela, Diana, Teresa e Marina.

Sem comentários: